“ Queria pedir aos adeptos que nos apoiassem mais do que nunca nesta fase final”
Bruno Castro, guarda-redes da ACR Vale de Cambra, mais conhecido no mundo do futsal por Castrol é o jogador do momento. Para o ex. treinador dos guarda-redes da AA Cambra a sua, actual, equipa é a que joga melhor futsal e apresenta melhor plantel.
1- O que representa para si a ACR Vale de Cambra?
É neste momento o clube com maior expressão em Vale de Cambra e um dos maiores do distrito de Aveiro. É um grupo de trabalho excelente, com uma equipa técnica com conhecimentos, uma direcção próxima dos atletas e adeptos que apoiam, constantemente, a equipa. È uma grande honra representar esta equipa.
2- Como nasceu o gosto pelo futsal?
Começou na Universidade. No terceiro ano da minha licenciatura temos que escolher um desporto, no qual nos vamos aperfeiçoar, durante dois anos. Resolvi escolher a Opção Futsal, uma vez que na altura era, para mim, já, uma modalidade em expansão, apesar de não ter grandes conhecimentos sobre a mesma. Depois tive a sorte de ter o professor Jorge Braz a leccionar essas mesmas aulas, que é alguém que tem um enorme conhecimento da modalidade e que consegue passar o seu gosto e entusiasmo pelo Futsal a todas as pessoas com quem convive. E a partir daí comecei a interessar-me, mais, por este desporto.
3- Antes de vir representar esta formação que equipas representou?
No futsal, esta é a primeira equipa que represento como jogador. Anteriormente tinha feito as camadas jovens da Associação Desportiva Valecambrense (futebol de 11) e nas últimas duas épocas treinei os guarda-redes da Associação Académica de Cambra.
4- Que avaliação faz a este grupo de trabalho, formado por direcção, equipa técnica e jogadores? Defina, individualmente, a sua opinião.
A direcção procura estar, sempre, presente nos treinos. Está, sempre, pronta a ajudar e procura que nada falte à equipa. A equipa técnica, como referi, anteriormente, possui muitos conhecimentos sobre a modalidade, o que não é impedimento para conversar com os jogadores e, em conjunto, encontrar a melhor maneira para que o rendimento da equipa seja o melhor possível. Isso parece-me, muito, importante. Em relação aos jogadores, e tendo em conta que existem jogadores com muita experiência e outros com menor, é comum, principalmente nos treinos, os mais experientes ajudarem e darem indicações aos que menos experiência têm. Só assim pode haver evolução e maior homogeneidade do grupo.
5- Sente que a posição onde, actualmente, está a ACR é a mais merecida?
Penso que não. E tudo faremos para chegar ao primeiro lugar. Somos a equipa que pratica o melhor futsal e, quer táctica, quer tecnicamente, temos dos melhores jogadores. Só temos é que continuar a provar isso até ao final da época e principalmente obter os resultados que precisamos.
6- Quais as equipas mais fortes do campeonato?
Tendo em conta a tabela classificativa e o conhecimento das restantes equipas, parece-me que as equipas mais fortes são a ACR, o Futsal Azeméis e o Futsal Cidade de Lourosa. São as equipas que conseguem manter um nível de bons resultados mais constante.
7- E as menos fortes?
É difícil responder a essa pergunta, até porque ao contrário das equipas mais fortes, penso que a tabela classificativa não representa de forma real o valor das equipas. Por exemplo, a equipa do Atómicos, que é neste momento a última classificada, tem jogadores de grande qualidade e criou-nos grandes dificuldades em sua casa. Normalmente contra as equipas que estão nos lugares cimeiros, todas as restantes procuram dar o seu melhor e lutar enquanto existirem forças. E jogando no seu terreno podem criar, pelo menos, dificuldades iniciais e enervar muito os adversários. Penso que o facto de uma equipa jogar um melhor ou pior futsal não quer necessariamente dizer que seja mais ou menos forte. Cada equipa tem os seus pontos fortes e utiliza-os da melhor maneira possível.
8- Sente que a posição de guarda-redes é ingrata, sabendo que faz o papel de último elemento defensivo e um deslize pode condicionar um resultado?
Penso que qualquer guarda-redes dirá que sim. Apesar de o futsal ser uma modalidade que se joga normalmente a grande intensidade, e onde acontecem muitas situações de finalização, o mais comum é as pessoas apontarem primeiramente o dedo a uma falha de um guarda-redes em relação a uma falha de um qualquer jogador de campo. Mas, como foi dito numa entrevista anterior, um guarda-redes tem sempre uma palavra a dizer, em qualquer resultado. E treinámos para que essa palavra seja o mais positiva possível.
9 - Quer deixar alguma mensagem?
Queria pedir aos adeptos que nos apoiassem mais do que nunca nesta fase final do campeonato. Tudo se vai decidir agora e só com a ajuda e o ainda maior apoio deles será possível atingirmos os nossos objectivos. Vamos fazer tudo para que todos juntos possamos festejar o título, uma vez que eles também fazem parte desta equipa.
Sem comentários:
Enviar um comentário