Conferência de Imprensa assinalou início de temporada
A ACR Vale de Cambra, secção de futsal, iniciou os seus trabalhos, de início de temporada, com uma conferência de imprensa em que esteve presente, para além dos seus responsáveis, o novo plantel, a comunicação social, amigos e simpatizantes desta secção, que em poucos anos, progrediu, gradualmente, até ficar com o enorme potencial com que se identifica.
Victor Silva, Responsável pelo Futsal da ACR Vale de Cambra foi o primeiro a usar da palavra. Apresentou os objectivos para a época de 2008/09 e mostrou estar contente com o novo plantel, que foi, posteriormente, apresentado, individualmente, com a ajuda de um dispositivo projectado no Anfiteatro da ACR Vale de Cambra. Assim, quando fosse projectado o jogador, o mesmo subia ao palco e o responsável pelo plantel sénior, Joaquim “Chepa”, entregava a respectiva camisola e este vestia-a, colocando-se de seguida atrás do painel de oradores, composto por Carlos Silva, responsável pelo plantel das escolinhas, Daniel Gonçalves, responsável pelo plantel dos juniores, Victor Silva, responsável pelo futsal, Victor Pinho, presidente da ACR, Joaquim “Chepa”. Posteriormente e após terem sido apresentados, também, incorporaram a mesa de honra Ricardo Canavarro, treinador, e Marcos Pereira, capitão de equipa. O treinador referiu, com agrado, que este era o plantel que queria. Ao invés dos anos anteriores, Canavarro mencionou que não teve dificuldades em assegurar este excelente conjunto de jogadores, com uma grande qualidade.
O momento do dia aconteceu quando Victor Pinho colocou a braçadeira de capitão, no braço de Marcos Pereira.
Seguem os discursos dos intervenientes:
Victor Pinho, Presidente da ACR Vale de Cambra:
Obrigado por estarem connosco neste encontro, que serve para marcar o inicio de mais uma época desportiva, e apresentar a equipa sénior de futsal da ACR, para a próxima época.
O futsal na ACR, embora sendo relativamente recente, está marcado pelo crescimento e pela qualidade. A nossa equipa sénior disputou o campeonato distrital da 1ª divisão, classificando-se na 2ª posição, a um pequeno passo da subida aos campeonatos nacionais. Os nossos Juniores foram campeões distritais e disputaram o nacional, batendo-se de igual para igual durante a 1ª fase. Este ano decidimos avançar com as escolinhas, respondendo desta forma ao anseio de muitos miúdos.
Esta qualidade e crescimento, está em sintonia com o desenvolvimento que a ACR tem tido ao longo dos seus 30 anos de existência. A ACR é hoje uma marca forte e é uma instituição de referência a nível nacional. Temos das melhores instalações do concelho onde proporcionamos boas condições de trabalho às secções. Fomos lideres no lançamento das modalidades no concelho, hoje podemos oferecer a prática do Basquetebol, Futsal, Atletismo, Voleibol, Xadrez; Damas e Tiro com arco e besta, tendo estas modalidades conquistado ao longo destes anos vários títulos distritais e nacionais.
Em todo este percurso tenho que fazer em nome da direcção, um agradecimento muito especial aos Homens e Mulheres, que na ACR trabalharam e trabalham em prol do futsal. Um agradecimento a todos: directores, treinadores, jogadores, massagistas, etc. todos foram e são importantes. Todo o sucesso se deve ao vosso trabalho, à vossa dedicação e ao espírito de família que conseguiram incutir na vossa secção.
O futsal é das modalidades no concelho, que mais se tem desenvolvido nestes últimos anos e a comprova-lo temos o nº de equipas em competição e o nº de praticantes. As associações não estavam preparadas para este crescimento, competindo entre si rodeadas de pequenas quezílias. Temos que apostar no contrário, temos que nos apoiar, temos que unir esforços, temos que tolerar e desculpar, para bem do futsal, para bem da modalidade no concelho.
Aproveito para enviar às associações do concelho com equipas de futsal a competir oficialmente, os votos de uma época desportiva carregada de êxitos, mesmos para aquelas que vão competir directamente connosco. Façamos desses dias verdadeiras festas do futsal com respeito mútuo entre todos, para bem do futsal e para bem do concelho.
Para os atletas que estão hoje connosco, aos que continuaram obrigado pela vossa renovação e confiança, aos que estão cá pela primeira vez ou regressaram, sejam bem-vindos à ACR. Para todos peço empenho, alegria, responsabilidade, concentração e respeito.
A ACR é uma grande família, gerida com muita responsabilidade e com muito amor à camisola, onde todos se sentem bem. Temos problemas e dificuldades, os problemas existem para serem resolvidos, as dificuldades servem para nos dar mais força e para nos unir ainda mais. Façam desta época uma grande época e tragam para nós muitas vitórias.
Quero também deixar uma palavra aos adeptos do futsal, o vosso apoio é importante, a vossa paixão dá-nos força para continuar, respeitem os outros, só assim poderemos ser respeitados. Ponham a vossa paixão ao serviço do futsal, do desporto e do associativismo. A ACR precisa de vós.
Por fim um agradecimento muito especial a quem nos tem apoiado financeiramente, sem vós todo este projecto não tinha pernas para andar, vocês estão a investir no futuro, obrigado pelo vosso esforço.
Termino com um poema que traduz o espírito dos ganhadores e aponta metas para alcançar a vitória.
A VITÓRIA
“Quer vencer os desafios?
Confie em Deus.
Quer ser bom no que faz?
Pratique!
Quer alcançar o objectivo?
Nunca desista!
Quer crescer?
Tenha raízes.
Quer ver resultados?
Seja persistente.
Quer ser feliz?
Esqueça o passado.
Quer falar bem?
Escute melhor.
Quer aprender?
Persista em ler.
Quer realização pessoal?
Sirva!
Quer fazer diferença?
Pague o preço.
Aqueles que nada fazem e esperam algum tipo de Vitória
Estão enganados
A vitória é dos que lutam, dos que agem,
Dos que "saem do porto".
A vitória é dos que se arriscam para alcançar o alto
Da montanha.”
Autor Desconhecido.
Victor Silva, Responsável pelo Futsal da ACR Vale de Cambra:
Começa hoje, aqui com esta apresentação, o início do trabalho da equipa de seniores da ACR Futsal para a próxima época.
Não podemos deixar de realçar e relembrar o excelente campeonato realizado na época transacta, em que conseguimos o 2º lugar no Campeonato Distrital.
Com este grupo de trabalho, acreditamos e tudo vamos fazer para que possamos honrar este clube e que consigamos continuar a ser considerados um clube de referência no Futsal, quer pela qualidade dos seus jogadores e equipa técnica, quer pela organização que temos apresentado e comprovado.
Sabemos que a tarefa não é fácil, mas estamos tranquilos, porque estamos conscientes que fizemos a escolha certa dos atletas, apresentando assim um plantel bem equilibrado, mantendo alguns da época passada, apostando em ex-juniores e também alguns reforços de elevada importância.
Conseguimos assim, a mistura perfeita de jogadores experientes e jogadores jovens, com a convicção e com a vontade comum de fazer mais e melhor, de querer comprovar que não estão neste clube por acaso, que querem fazer a diferença com boas exibições, com trabalho exemplar, com determinação, com motivação e dignidade.
Acreditamos no grupo, como um todo e não vamos permitir que factores negativos estraguem esta nossa convicção. Não vamos facilitar.
Esta direcção vai dar continuidade ao bom trabalho que já estava a ser realizado pelo meu antecessor, Sr. Joaquim Pinho, que continua agora como Chefe do Departamento Sénior.
Vamos fazer o nosso melhor, com empenho e com compromisso para que nada falte a esta equipa. No entanto, e para que o êxito deste projecto venha a ser uma realidade, vamos necessitar da ajuda de todos os presentes nesta sala, cada um na sua área, à sua maneira, mas sempre com o mesmo prazer e vontade com que nós o fazemos.
Obrigado a todos.
Saudações desportivas
Ricardo Canavarro, treinador da ACR Vale de Cambra:
A Secção de Futsal, em Séniores, iniciou os seus trabalhos, de preparação, para a temporada de 2008/2009.
Com os objectivos a passarem por praticar um futsal apelativo, proporcionar aos seus sócios e adeptos, que têm aumentado, de ano após ano, um futsal de grande qualidade e com muitas vitórias, encara esta época com grande entusiasmo e a pensar, cada vez mais, em solidificar e a aumentar o valor, ética, fair-play e desportivismo que têm vindo a caracterizar esta secção e a colectividade a que pertence, ou seja, à ACR Vale de Cambra, que comemora este ano 30 anos de existência.
Com um plantel renovado, a apostar na juventude valecambrense, a equipa mais representativa de Vale de Cambra, nesta modalidade, não quer defraudar os seus sócios e adeptos. Por isso mesmo, chegou a acordo com vários jogadores, que juntamente com aqueles que transitam da temporada anterior e os juniores que sobem aos seniores, fazem um plantel superior ao da época de 2007/20008. Apesar de se ter classificado na 2ª posição, na I Divisão Distrial, a equipa orientada por Ricardo Canavarro não vê aumentar a pressão, pois a ACR Futsal pensa, única e exclusivamente, em vencer jogo a jogo e oferecer um bom espectáculo de futsal para aquelas que assistam aos seus jogos.
A pensar no futuro, a Secção de Futsal tem, este ano, mais um escalão jovem, as escolinhas. Assim, os jovens jogadores que queiram iniciar esta modalidade, que tem vindo a crescer, de ano para ano, têm uma excelente oportunidade para o fazerem através da ACR e com os melhores treinadores e com as melhores condições. A comprovar está o facto dos seus Juniores se terem sagrado Campeões Distritais da A. F. Aveiro e terem feito excelentes partidas contra equipas de topo, inclusive, o Campeão Nacional, Freixieiro.
Para nós será um grande orgulho o vosso acompanhamento a esta modalidade, principalmente ao quotidiano da ACR Vale de Cambra. Tudo faremos para que as coisas corram da melhor forma e prestigiarmos aqueles que acreditam no nosso trabalho, dedicação e empenho, em prol da modalidade, secção, colectividade e de Vale de Cambra.
Marcos Pereira, Capitão de Equipa:
Ser capitão de equipa é uma responsabilidade acrescida, embora na época que findou fosse um dos capitães. Agora terei mais preocupações, é natural que as pessoas “exijam” mais de mim nessa função. Penso que nesta época que passou tentei fazê-lo, acho mesmo que nesse aspecto há um deficit nos jogadores de “Aveiro” face aos jogadores do “Porto”, pelo contacto que tive, pareceu-me que falta um bocado de “sangue”, de ambição e profissionalismo aos jogadores de “Aveiro”. Essa mentalidade de vitória deve existir sempre, estejas na 1ª nacional, ou na 1ª distrital, quer ganhes 10.000 ou 10, não é como para muitos uma questão de dinheiro, é isso sim a principal diferença entre quem vence e quem perde, é a mentalidade e a vontade com que disputas cada lance, de treino ou jogo, só isso te permite evoluir e ser cada vez mais forte, no desporto como na vida. Muitas vezes pode-se confundir agressividade com violência, pois é muito estreita a linha que separa estas duas características. O jogo deve ser pois limpo e honesto mas sempre disputado com raça.
Representarei a ACR até quando eu me sentir bem
Sem comentários:
Enviar um comentário