RICARDO CANAVARRO HOMENAGEADO
O treinador da ACR Vale de Cambra, Ricardo Canavarro, foi homenageado, pelo Núcleo de Treinadores de Futebol de Aveiro, pelo seu palmarés, até ao momento, em que se destacam duas subidas de divisão consecutivas. Ricardo Canavarro concedeu uma entrevista ao meio de comunicação oficial da ACR Vale de Cambra que passamos a transcrever:
1- Estava a espera de ser distinguido na gala dos treinadores?
Sinceramente, não. Já no ano passado tínhamos sido campeões distritais e não nos foram atribuídos quaisquer prémios, tanto a mim a nível individual, como à equipa a nível colectivo.
2- A que se deveu a distinção?
A distinção deveu-se a termos subido de divisão no ano de estreia nos nacionais, para a segunda divisão nacional. Algo inédito para todos nós.
3- Sente que existem condições para o treinador Ricardo Canavarro voltar a ganhar a mesma distinção esta temporada?
Vai ser muito difícil, mas não impossível. Assumo que a nossa inexperiência e sobretudo a minha em relação ao patamar em que nos encontramos vai ser o maior obstáculo. Tudo começou pela escolha de alguns jogadores, que não foi a mais adequada, mas a possível. Contudo iremos em Dezembro fazer alguns ajustes, por certo irá fazer com que a ACR Vale de Cambra vá para os lugares cimeiros da tabela classificativa.
4- Quais as suas aspirações a nível desportivo?
O que me foi pedido, pela actual direcção, foi a manutenção. Com o desenrolar do campeonato verificamos que tínhamos equipa para algo mais e então ao contrário do que se fazia prever houve um desleixo por parte de alguns jogadores. Tivemos algumas saídas, a qualidade de treino não tem sido a melhor, pois temos poucos jogadores e os resultados negativos apareceram. Na minha opinião alguns jogadores, como sabem que a ACR tem estabilidade e é um clube sério e pagador no que se compromete a pagar, estagnaram e pensaram somente em controlar a manutenção, mas o recado está dado ao grupo de trabalho. Eu sou ambicioso e a minha equipa tem que ser à minha imagem, caso contrário não contem comigo, por isso as tais transformações que iremos fazer em Dezembro.
5- Entende que trabalhar na ACR Vale de Cambra é sinónimo de êxito. Recordemos que é o segundo treinador que é distinguido com o prémio, visto que António Jorge, como treinador da ACR, já foi homenageado pelos seus títulos como treinador dos juniores.
Os poucos treinadores que passaram pela ACR Vale de Cambra, sempre tiveram grandes condições de trabalho. Somos os melhores em organização e disso, ninguém tenha dúvidas. Eu tenho um sonho comigo, que é um dia ser profissional de Futsal e sei que a ACR não me poderá dar esse sonho, lógico que um dia terei que sair, mas de qualquer forma, sinto que já fiz mais que a minha parte em relação ao desporto em Vale de Cambra.
6- Vale de Cambra apoia o Futsal como este desporto merece?
Esse é um assunto que dá muito que falar.
Em primeiro lugar quero destacar a “deformação” que existe no Futsal em Vale de Cambra. Todos os clubes só olham para o seu umbigo. A formação de jovens em Vale de Cambra é muito má, medíocre mesmo. Dentro de todos os clubes existem divisões entre escalões, os treinadores e directores não se entendem, mesmo no mesmo clube, querem criar divisões de escalões. Sinto que só se faz formação em Vale de Cambra, só por vaidade e dever cívico.
Já tentei em tempos lutar por algo mais, mas não vale a pena.
Espero que esta nova etapa na formação da ACR dê frutos, mas ou se organizam a nível técnico e directivo ou vão cair no mesmo erro de todos.
Existem pessoas capazes em Vale de Cambra, para trabalhar formação sem egoísmos e ambição de resultados, mas as pessoas não entendem, que os escalões de formação, mais baixos têm que ser tratados de forma diferente sem a ambição dos resultados desportivos.
7- Quer deixar alguma mensagem aos cambrenses?
Sim, que nos apoiem neste momento difícil, que estamos a passar, nós e vocês não estamos habituados a tantas derrotas, mas temos que concluir que o patamar neste momento é outro e cada vez mais vamos adquirir experiencia para alcançarmos mais vitórias. É nas adversidades que se vê quem realmente gosta da ACR e neste momento precisamos mais do que nunca do vosso apoio.